Estudantes da pós da UFRJ ocupam Museu Nacional

11407289_448479968644986_1139989631104267398_nOs estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS-MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciaram, na última segunda-feira (15), uma semana de paralisação e mobilização contra a crise pela qual passa a instituição. Os estudantes ainda ocuparam a Sala Roberto Cardoso de Oliveira do Museu Nacional, que é administrado pela UFRJ.

Em nota pública, os estudantes do PPGAS-MN criticam o corte no orçamento da educação e o não repasse de verbas à universidade em 2015 que, segundo eles, tem inviabilizado a pesquisa e o próprio funcionamento do programa. Eles afirmam que se organizaram em Grupos de Trabalho para reunir dados sobre a situação do programa, da universidade e do ensino público no país e que articulam ações unitárias com docentes e técnico-administrativos em educação.

Durante a ocupação, os estudantes estão realizando também atividades culturais e de debates, abertas a todo o público. O Museu Nacional está prestes a completar 200 anos, e tem o maior acervo de história natural e antropológica da América Latina. Em janeiro ele foi fechado por algumas semanas, por conta da falta de pagamento de trabalhadores terceirizados.

*Com informações e imagem de Mobilização Museu Nacional