Confira vídeo do debate sobre ajuste fiscal e dívida pública

capa videoNa última quinta-feira (30), os Comandos Nacionais de Greve (CNG) do ANDES-SN, Fasubra, Fenasps e Sinasefe realizaram um debate sobre o tema “Dívida Pública e Ajuste Fiscal”, com a participação de Rodrigo Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida, que trouxe novos elementos acerca do ajuste fiscal, que está sendo implementado pelo governo federal, baseado em uma política econômica que combate a inflação com a elevação dos juros, aumentando ainda mais os gastos com a dívida pública e o repasse de verba pública para os grandes bancos.

Além disso, Ávila destacou a falta de prioridade do governo em relação ao investimento nas áreas sociais. Nos últimos anos, os servidores públicos federais tiveram uma perda salarial histórica, conquistando reajustes que não repuseram nem a inflação, enquanto os juros da dívida pública são os maiores do mundo e tem atualização monetária mensal. O economista trouxe à tona os crescentes os privilégios financeiros, garantidos pelo Sistema da Dívida.

A palestra, aberta a todas as entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF), está dividida em três partes. Na primeira seção, Ávila explica para onde vai o dinheiro público que deveria ser gasto nas áreas sociais; na segunda, o economista aponta quais são as medidas tomadas pelo governo federal para “solucionar a crise”, que privilegia o capital financeiro em detrimento das políticas sociais; e a terceira, ele explica didaticamente o que é o superávit primário, deixando claro as contradições da política econômica do governo federal.

Para assistir na íntegra, clique aqui.