Fórum dos SPF realiza manifestações nos estados dia 18

SPF_ato nos estadosO Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF) realizará manifestações em todos os estados na próxima terça-feira (18), em defesa dos serviços públicos e para cobrar que o governo federal negocie efetivamente com os servidores federais. A manifestação foi definida durante a última reunião do Fórum, realizada na segunda-feira (10).

Douglas Vieira de Paula, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, afirma que as manifestações nos estados servirão para demonstrar, na prática, a unidade das categorias dos SPF e também para pressionar o governo federal a negociar com os grevistas.

“É necessário radicalizar atividades e ações para pressionar o governo. Para pressionar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a apresentar outra proposta que não o reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos, e também o Ministério da Educação (MEC), em relação às nossas pautas específicas, que não foram respondidas”, disse o docente.

“Queremos chamar o governo à responsabilidade de negociar, de apresentar propostas. Que o MPOG apresente uma nova proposta, que não a do reajuste parcelado, já rejeitada de forma unânime pelos servidores federais. O Fórum defende que o reajuste deve ser apenas em parcela única”, conclui Douglas Vieira de Paula, do CNG do ANDES-SN, ressaltando que o Fórum espera que o MPOG responda, também, os demais itens da pauta de reivindicações dos SPF.

Nos estados em que o Fórum dos SPF está consolidado regionalmente, o próprio Fórum organizará as manifestações. Já nos estados em que o Fórum não está organizado, caberá aos comandos locais de greve das diversas categorias do funcionalismo federal a organização dos atos.