Bolsistas da Ufal ocupam reitoria contra atraso nos pagamentos

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocupou na manhã desta quinta-feira (13) a reitoria da instituição. Inicialmente, eles realizavam um protesto contra o atraso no pagamento das bolsas e contra os cortes orçamentários da educação. No entanto, diante da recusa da reitoria em receber todos os estudantes para uma reunião, eles decidiram ocupar a administração da universidade.cleverton silva

Jonathan Napoleão, estudante de filosofia da Ufal, afirma que há bolsistas que não recebem há três meses seus benefícios, em especial monitores e pós-graduandos. “Além disso, há a possibilidade de extinção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o que fez com que os mais diversos bolsistas começassem a se articular para lutar por seus direitos na Ufal”, afirma o estudante, que está ocupando a reitoria da universidade.

Segundo Jonathan, os estudantes da Ufal reivindicam o pagamento imediato de todas as bolsas e o fim dos cortes orçamentários na educação. “Queremos que a reitoria receba a todos os estudantes, pois entre nós há situações diferentes. Há bolsas que não são pagas há três meses, outras que foram pagas há menos tempo. Enquanto não nos receberem, manteremos a ocupação”, conclui o estudante, que ressalta que estudantes de outros campi da Ufal estão se deslocando para Maceió, onde se somarão à ocupação.

Imagem de Cleverton Silva